<Guia espiritual: esoterismo, espiritismo, cristais, sonhos, magia...>

Friday, October 28, 2005

Religiosidade é genética ?

Um estudo americano realizado com vários gémeos educados separadamente sugere que: Os genes influenciam em 40% no indivíduo. A investigação realizada pela psicóloga Laura Koenig, da Universidade de Minesota (Minneapolis) e publicada no "Journal of Personality " sugere que quando os adolescentes se tornam adultos os factores genéticos são decisivos no grau de religiosidade da pessoa.
Os indivíduos estudados ( 169 gémeos) 100% geneticamente iguais e 104 mistos (50% iguais) manifestaram nas perguntas dos testes que: quando eram pequenos partilhavam com membros da familia uma conduta religiosa similar, mas em adultos somente os gémeos manteriam essa semelhança. Algo que só ocorria num terço dos mistos. De acordo com Matt Mcgue, outro psicólogo da equipe, isto sugere que os factores genéticos são mais determinantes do que a influência educacional e ambiental.
( Fonte: revista Más Alla nº 195, página 8 )
Comentário, Silvio:
Talvez não seja tão matemático, há pessoas religiosas porque foram educadas religiosamente, por outro lado há aquelas que foram educadas rigidamente na religiosidade e quando se tornam adultos "revoltam-se" e não se interessam por religião. Há ainda pessoas que não têm ninguém na família que se interesse por religião, no entanto gostam de espiritualidade, essa herança poderia não ser "genética" (já que ninguém na família teria os mesmos interesses) mas poderia ser uma herança espiritual, de outras vidas.

7 Comments:

Anonymous rosa said...

Ola silvio, encontrei teu blog atraves de outros estou fascinada ! sabes tb sou espirita, mas por motivos de imigrar estou a 8 anos fora e agora estou de volta para portugal e quero muito continuar minha caminhada,talves entre em contacto contigo se for possivel, tem umas boas festas um beijo .

4:53 PM  
Anonymous Felipe said...

Oi Silvio. Localizei seu blog porque estou em busca de espiritualidade. Quanto à esta pesquisa, é possivel que a religiosidade seja passada pelos gênes, mas ainda é muito superficial. Eu nunca consegui me incluir numa religião, acredito em um DEUS, que é feito de pura energia, e que as ações na Terra são mais coordenadas e provocadas pelas ações dos homens do que por Deus. Se possível, peço-lhe a gentileza que visite meu blog http://1001noites.blog.com Obrigado.

4:44 AM  
Blogger estrela do mar said...

Meus parabéns belissimo teu Blog.
Ficas com Deus e um abraço da
Estrela *

11:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Religião significa religação com a nossa realidade espiritual.
A espiritualidade é um percurso individual e jamais herdado.
Inclusivé, os dons espirituais que determinadas pessoas evidenciam são, na grande parte das situações, fruto do seu desenvolvimento individual nesta e em vidas anteriores.

3:47 PM  
Blogger silvio said...

Obrigado ROsa, se puder avise..,

..........

Já visitei o seu blog, obrigado.

.........

anonymous, concordo plenamente com o que voce escreveu, sintetizou muito bem
:-)

abraço

4:46 PM  
Blogger Bruno Silva said...

É pá, o teu blog é muita fixe! Eu já tinha iniciado um blog aqui e curti totil o problema é que achei dificil que alguem que fala-se português o fosse ver. Desculpa fugir ao tema mas preciso mesmo de saber se á alguma forma de podermos escolher o publico ou poblicitar o blog atravez de um display de ultimas actualizações como tem no sapo. Vim aqui parar por sorte, no site só vejo blogs em inglês! Como deves imaginar é dificil escrever solitariamente... : ) amaze yourself, stay cool, stay ok

5:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

O meu receio, é que com o progresso e avanço das técnicas de genática, desvendamento do cérebro e etc, os pesquisadores acabem comprovando que o homem "inventou" Deus e a espiritualidade, porque para se proteger, incapaz considerar-se um ser não exitente.

7:21 PM  

Post a Comment

<< Home





visitas: free web hit counter
tarot