<Guia espiritual: esoterismo, espiritismo, cristais, sonhos, magia...>

Saturday, January 14, 2006

Reiki é um negocio ?

O título acima parece desafiador, não? Constantemente recebo emails de propaganda dizendo que "reiki é amor universal", ok... Eu já senti a energia reiki e de facto é boa, o reiki é energia universal, ki, chi, prana, são tudo nomes para a mesma coisa, uma energia universal que está em todo o lugar, é gratuita. O reiki é apenas um sistema que ensina a canalizar essa energia, mas será justo cobrarem tanto dinheiro? Todos os mestres que já contactei nestes anos, diziam que cobravam 70 ou 80 euros por cada nível de aprendizado.
Ou seja, se uma pessoa quiser aprender 3 níveis vai gastar mais de 220 euros, será justo? Reiki não está acessível a quem não tenha dinheiro? "Amor universal" vende-se?
O Espiritismo, por exemplo, ensina que a mediunidade deve usar-se para servir o próximo, esse dom que pode desenvolver-se é uma dádiva de Deus "dai de graça o que de graça receberes".
Se o reiki é energia universal, que está no cosmo, gratuita e acessível a todos, porque é que "ensinar" a usá-la é um negócio? Não poderiam cobrar uns 20 euros ou um preço simbólico?
Por acaso os mestres reiki pagam alguma taxa a DEUS pela energia KI que canalizam?
Vamos comentar o tema...

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

De facto trata-se de uma falsa questão.
Ao longo do tempo a humanidade tem alimentado a existência de um comércio 'espiritual' derivado da ignorância e alheamento da realidade intrinsecamente espiritual de cada ser.
O comércio do Reiki vem nesse sentido.
Permitam-me uma metáfora: é como vender sol no deserto.

3:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quanto eles pagam pelas entidades de Luz que auxiliam no processo de aprendizado?
Trabalhar a serviço da Luz, "dai de graça o que de graça receberes" é isso mesmo!!!

8:27 AM  
Blogger silvio said...

Concordo convosco, "dai de graça o que de graça recebestes",
em certo aspecto eu até concordava se eles cobrassem o justo, por exemplo se tiverem um centro terão que pagar aluguer do centro, electricidade, etc, mas os centros espíritas pagam essas coisas todas e não exigem dinheiro, cada pessoa pode ajudar com 5 ou 10 euros.
É muito diferente de um reikiano exigir uns 50 euros por uma sessão,, por exemplo.
Não está cobrando o essencial, está cobrando demais.
Há práticas esotéricas que são cobradas como serviço, outros médiuns honestos nem cobram, mas a pessoa como gratificação depois de ajudada gosta de contribuir de livre vontade, com 5 ou 15 euros.
Mas há esotericos que abusam, por exemplo tarólogos, um preço justo por lerem as cartas (que pode levar meia hora) seria uns 10 ou 12 euros. Mas eles cobram quanto?
Cobram 100 euros, ou 125 euros !
Por isso nesse aspecto, aconselho as pessoas: compreum um tarot com livro manual, vão praticando e desenvolvendo a vossa intuição com ele, gastam muito menos dinheiro e ficam com esse conhecimento para o resto da vida, pode ler o tarot para si mesmo(a), para amigos e familiares, o resto da vida..
E só gastou dinheiro uma única vez, cerca de 30 euros (livro e baralho).

4:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Há uma mestra de Yôga que muito respeito que diz que Reiki é magia negra.
Para mim é imposição de mãos. Simplesmente.
O bom é estar a generalizar essa técnica e hoje já não há cão nem gato que não tenha feito o curso. Pelo menos agora sabem que isso existe.
Já vi passoas a brilhar depois de um tratamento como outros na mesma ou pior.
Depende da sintonia das pessoas.
E da qualidade delas.
Quando começõu eram 15o contos cada nível...
Já está a muito melhor preço.
O que menos faltam hoje são aldrabões neste campo. e quantos mais iplomas mais vigarice.

6:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

mas como temos de pagar a comida também temos de pagar estas coisas.
Tantos erros que eu dei no outro comentário.

6:19 PM  
Blogger "Croag Filliu" said...

"Tudo é Energia, Tudo provém da Energia, Tudo provém da mesma fonte."
A frase é dum texto meu!
Tal como tu dizes: "o reiki é energia universal, ki, chi, prana, são tudo nomes para a mesma coisa, uma energia universal que está em todo o lugar, é gratuita."

Todos nós somos capazes de canalizar energia.
O que nos impede? Acreditar...
Precisamos sempre dum "clique" dado por outros para despertar o que temos dentro de nós.

Só acreditando é que se faz "magia", e a própria magia é uma canalização de energia (nossa ou não) tal como reiki (canalização de energia doutras identidades).
Acho que esta ultima frase diz tudo.

E para aprendermos alguma coisa temos sempre que dar algo em troca, monetariamente ou não.
Agora cada um decide com quem quer aprender, e se é de confiança. Há sempre um risco a correr, como em tudo, o que é chato...
Abraço

10:28 AM  
Blogger silvio said...

Bem..
Reiki podia ser magia negra disfarçada, mas não sei se é pelo facto de ser imposição de mãos apenas.
Assim, qualquer imposição de mãos seria “magia negra”, até no espiritismo fazem passe magnetico, mas eu não acho que seja magia negra, pois no espiritismo nem cobram $ dinheiro.
E o passe magnetico faz-nos sentir bem..

É verdade, há muitos oportunistas nessa matéria..

Mas pagar a comida é mais util,l graças á comida sobrevivemos, é um bem essencial, e o preço é mais “justo” que um “banho” de energia a 15 contos. Eheheh.

……………..

croag filliu,
tu dizes que temos que dar algo em troca pelo que recebemos, mesmo que seja monetáriamente, é correcto.
Mas a questão é, eles cobram o preço justo?
Por outro lado, se é energia universal, gratuita, (como tu mesmo sabes e disses-te), será justo cobrarem tanto dinheiro??
:-)

10:20 PM  
Blogger "Croag Filliu" said...

Isso da magia negra, magia branca....A magia não tem cor, a energia que utilizamos não tem cor, a energia que buscamos ao exterior não tem a conotação dada por nós. Quem difere o que é mau ou bom somos nós, mas sabemos que essas definições variam no tempo e até no espaço. A energia não varia, por consequentemente essas definições são erradas.
Agora podemos dizer que o que é negro é mau?? Será?? Acredito que não, acredito que o negro é o complemento do branco, formando assim um todo, e ao formar esse todo, um não pode existir sem o outro. Só ascenderemos à "Luz", após pisarmos a "negridão" do "inferno", só aprendemos após passarmos por fases dificeis (obscuras), ou seja, só subimos os degraus quando completarmos a roda, e a roda tem o seu lado "negro" e "branco". Agora dizer que o lado negro é mau e o branco bom, para mim está errado!!

Agora quem viva constantemente no lado negro, isso sim é mau, essa pessoa estará sempre triste, em baixo, fria com as pessoas, mas também acontece o contrário, quem viva constantemente do lado branco será uma pessoa inocente, que não "vê" o que se passa realmente à sua volta, não rejubilará com os prazeres da vida, não entenderá o que esta vida lhe reserva! (estão conotações todas estão ainda muito ligadas as pessoas por causa do "efeito da igreja católica")

Quanto ao preço, só posso dizer pelo que sei dum amigo meu. Acho que ele cobra 30 euros pelo Grau I, 50 pelo Grau II e o grau III na sei. Mas também numa das ultimas vezes que ele informou sobre novos cursos disse que quem não pudesse desembolsar a quantia economica,que falasse antes com ele que decidiriam um outro tipo de troca!!
Por isso digo, que há pessoas e pessoas, e que cada um cobra o seu preço!! Como em tudo há que encontrar alguém competente e com uma tabela preçarial apelativa.. =)

A energia universal é gratuita, mas quase ninguém sabe utiliza-la das melhores maneiras, é essencial ensinar as pessoas, acho que isto é só o começo, daqui a uns anos já não cobrarao tamanha quantia, as trocas serão feitas doutra maneira tal como o meu amigo propos!!

Abraço!

4:32 AM  
Blogger silvio said...

eu sei, mas é apenas uma definição.
se eu falar que magia é má, fica dificil diferenciar, se eu falar em magia negra as pessoas já sabem que é a magia dedicada ao mal, por exemplo
:-)
A energia não varia? Mas há energia negativa e positiva, não é?
se alguém te desejar mal, o pensamento dela envia energia negativa, vibrações baixas, pesadas ,nocivas.
se enviar pensamentos bons, são energias positivas.

eu jamais disse que negro é mau e branco é bom.
quando se diz "magia negra" não se refere á cor negra, mas si ao "negro, obscuro, mal", ou seja magia negativa, mas ela não tem cor.
"negra" é apenas definição.
tal como se diz "mago negro" não querendo afirmar que é um mago africano ,mas sim "negro" por praticar o mal.

por exemplo uma vela preta (agora falando em cor), é associada ao mal.
mas ela é inofensiva, só serve para o mal se a mente da pessoa desejar.
a vela pode servir para trabalhos de limpeza também, ou para o bem, tudo depende da intenção do indivíduo...

olha que não sei se daqui a anos cobrariam menos pelo reiki, porquê? por ser uma pratica mais comum ? :-)
o tarot já é uma pratica comum, mas ainda há tarólogos(as) a cobrar mais de 140 euros por leitura.
enquanto uns cobram 25.. etc.
como tu dizes, depende da pessoa, uns cobram menos que outros..
:-)

8:42 PM  
Blogger "Croag Filliu" said...

"por exemplo uma vela preta (agora falando em cor), é associada ao mal.
mas ela é inofensiva, só serve para o mal se a mente da pessoa desejar.
a vela pode servir para trabalhos de limpeza também, ou para o bem, tudo depende da intenção do indivíduo..."

Olha ai está...a vela até pode ser branca, tudo depende como dizes da intenção do individuo,só que o simbolismo que a vela branca tem na nossa mente é diferene de uma vela negra e ai ser mais dificil para praticar "magia negra"..
São coisas interessantes de estudar...o que os "simbolos" provocam na nossa psique.

O tarot é um bocadinho diferente, são por cartas e a há muita interpretação por trás (previsao do futuro e nao só), enquanto qe o reiki a energia já está cá e serve para cuidar de nós, mas não sabemos é utiliza-la. Até podia ser coisa a ensinar desde miudos. Seria bastante interessante!! :-)

Abraço

9:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Alguém aqui já pensou que ministrar cursos de Reiki pode ser a profissão de quem os dá?
Que pode ser o seu ganha-pão?
Tal como a minha mestre me costuma dizer... desconfiar sempre de quem cobra pouco...

9:11 AM  
Anonymous silvio said...

e confiar em quem cobra muito ?
ehehehe :-))

1:04 PM  
Anonymous Marta said...

Muitos Metres de Reiki estudam muitos para informar de maneira adequada as formas de energias, o que devemos e não devemos fazer sobre o assunto. O que não é justo todos serem colocados no mesmo calderão. Assim como em toda a profissão existem bons e´ruins profissionais.
Conhecer para poder julgar.
Paz,
Marta

7:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Saúdo o blog pelo seu conteúdo, mas faço este post pelo seguinte, tenho o 3º Nível de Reiki essencial e ainda hoje me interrogo pelo seguinte: devo ou não levar dinheiro pelo Reiki? Por acaso tive a felicidade de conhecer uma guia espiritual que por acaso até é mestre de Reiki, e está inscrita na Alianza Espanhola de Reiki, assim como eu (entidade reconhecida pelo governo espanhol, coisa que em Portugal é para esquecer) e iniciou-me nos 3 níveis gratuitamente por necessidade minha de saúde, amor e muita amizade que cultivamos, e pelo facto de a mestre financeiramente ter uma vida bastante confortável, o que eu me deparo é o seguinte: recebo algumas pessoas em minha casa, com todo o amor e carinho, e verifico que algumas dão relativo valor à energia que recebem. Só porque eu quando me apercebo que o estado da pessoa e a sua situação de vida está complicada, e sei que o Reiki, pode ajudar não levo um tostão, mas as pessoas aproveitam-se 2ª,3ª,4ª vez sem perguntarem no mínimo por cortesia se têm a pagar alguma coisa, pelo tempo que disponibilizei e privei-me de estar com os meus em prol do próximo, é que torna-se um "vicio". Tudo bem, quis ajudar, é verdade, mas quando as pessoas já estão bem desaparecem sem dar o mínimo valor ou apreço ou se quer uma palavra de amizade por quem as ajudou. Talvez se pagassem dessem mais valor ao que receberam. O justo para mim era dizer “ o Reiki não tem preço deixe o que quiser “ mas nem para isso tenho oportunidade. Como costumo dizer: Se todos os cães que vemos abandonados nas ruas tivessem sido comprados pelos seus donos, nenhum estava na rua, pelo simples motivo que “custou dinheiro” ás vezes acho muito bem que se pague, mas não pelos valores avultados que andam por aí. Mas sei que para alguns esta é a sua fonte de rendimento.
Agradeço a partilha das vossas experiências e opiniões para : rp.correio@gmail.com.
Um abraço a todos.
Ricardo Pinto

7:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu concordo com o ultimo comentário. Eu também sou mestre de reiki e aproveito este blog para tecer alguns considerandos a este respeito dado que existe aqui alguns mal entendidos. Devemos ou não levar dinheiro ao dar reiki?ou mesmo para dar iniciações? na minha opinião não se deveria levar dinheiro, isso seria o ideal, mas agora eu peço que tomem em consideração alguns pontos:

1-Quem paga o meu tempo dispendido? eu podia estar com os meus amigos e familia e estou a dar reiki a pessoas que nunca vi na vida, apenas por caridade e boa vontade.
2-Quem paga as minhas iniciações em que tive que pagar por todas elas? para dar reiki gratuito ás pessoas tive que pagar por cada iniciação no 1ºnivel 50 €, 75€ no 2º e 100€ no 3º, isto a preços de á 8 anos atrás.
3-Quem paga as minhas deslocações ás casas das pessoas? e o desgaste do carro?
4-Se não se cobrar as pessoas simplesmente não dão valor áquilo que recebem. Já me aconteceu uma senhora dizer que não tinha dinheiro para pagar 25€ uma terapia de 1h30 em que ela saiu bastante aliviada e em paz e no entanto quando se ia preparar para se ir embora reparei que ela tinha um carro mercedes ultimo tipo!!!!
5-As pessoas preferem pagar balurdios por uma consulta de tarot para saber cusquices da vida dos outros e gastar balurdios em discotecas do que investir no seu próprio bem estar fisico, emocional e espiritual.

Agora, as coisas mudam de figura quando as pessoas não têm ou não conseguem pagar. Aí, é dever de todo reikiano prestar toda a ajuda necessária, respeitando sempre o livre arbitrio da pessoa que pede ajuda,de modo a aliviar a fragilidade emocional, fisica e psicológica. É meu entendimento que terá que haver sempre algum tipo de troca energética. Se faz impressão a alguém haver dinheiro como meio de pagamento por uma consulta de reiki (também concordo que deverá haver preços acessíveis e não haver abusos de preços como existe hoje em dia), então a pessoa que recebe reiki deverá contribuir de algum modo pelo tempo, disponibilidade e amor dispendido pelo terapeuta na sua terapia.
Posso estar enganado mas é este o meu entendimento em relação a este assunto.

Alexandre Pires
mestre de reiki, tarot,curaquântica e numerologia
angelspitz@hotmail.com

8:08 AM  

Post a Comment

<< Home





visitas: free web hit counter
tarot