<Guia espiritual: esoterismo, espiritismo, cristais, sonhos, magia...>

Saturday, February 25, 2006

Nova filosofia de pensamento? nahhh

Um amigo enviou-me este link :
Que fala de solipsismo, uma teoria bastante bizarra, que creio ser meio fantasiosa.
Comentei isto, por email, para ele, digam-me o que acham daquilo que comentei, deixem a vossa opinião…
Silvio


teoria doida, quer dizer que a única realidade é o "EU", tudo o resto são projecções da minha mente? :-))
vamos supor que voce e eu éramos as únicas pessoas no mundo, voce era irreal, apenas uma projecção da minha mente, só EU era real.
Mas para você ocorria o mesmo, eu era uma irrealidade, uma simples projecção da tua mente, então: nem eu nem você existiamos !
:-)
Se, no mundo, somos todos projecções das mentes uns dos outros, nenhum de nós é real :-))
Se aquilo que vemos é apenas projecção da nossa mente, como é possível outros verem o mesmo? Se eu partir uma janela, eu vejo-a partida, os vidros feitos em cacos, isso seria uma projecção da minha mente? Então como é que outras pessoas conseguiam ver a janela quebrada também? A minha projecção mental entrava na mente delas fazendo-as ver o mesmo?
Não. Então essa teoria de solipsismo só funciona com aquilo que seja imaterial, como o pensamento, por exemplo. O meu pensamento é apenas meu, a minha realidade, cada pessoa tem uma noção diferente das coisas, tem a sua realidade individual e o seu modo próprio de ver o mundo, acho que é isso. Para algumas pessoas um copo meio cheio será um copo meio cheio, mas para outros será um copo meio-vazio, cada um vê a realidade á sua maneira, existem então é: diferentes percepções da realidade.
:-)
E cada vez surgem mais teorias com nomes novos para dizer algo que já é antigo e percebido por todos nós, existem milhares de religiões e filosofias espirituais que dizem que o mundo é ilusório (Maya) e que existe uma consciência superior (Deus) que criou tudo.
Mas diariamente surgem novas filosofias com nomes diferentes (como esse solipsismo) pensando que estão criando algo novo, mas eles estão apenas explicando algo que é antigo e percebido por nós há anos, são como papagaios que repetem conceitos já conhecidos mas dão-lhe um nome bizarro e novo..
Isso não é criar uma nova linha de pensamento, isso é reptir algo antigo e disfarçá-lo de "inovação".
silvio g.

6 Comments:

Blogger ★ Estrela da Guia ★ said...

Adorei o site e fico feliz de ter um Blogger assim obrigado

10:27 PM  
Blogger ★ Estrela da Guia ★ said...

Adorei o site e fico feliz de ter um Blogger assim obrigado

10:28 PM  
Anonymous silvio said...

Obrigado :-)

1:02 PM  
Anonymous hotel-fazenda said...

AEW 1º DE MAIO NO HOTEL ESTÂNCIA SANTA MÔNICA

Pessoal, tenho uma dica super legal para o feriadão de 1º de maio - o HOTEL ESTÂNCIA SANTA MÔNICA.
O Hotel Estância Santa Mônica fica em Louveira - SP e está com um pacote muito bacana para o feriadão.
Confira em http://www.hotelsantamonica.com.br
Eu já fui para lá. Vale muito a pena.

10:01 AM  
Anonymous Renata said...

Concordo plenamente contigo!
Desculpa a invasão.
:*

2:01 PM  
Anonymous suélen iara dos santos said...

realmente vc tem razão!
o ser humano gosta de inventar coisas, ou como vc disse, de reptir algo antigo e disfarçá-lo de "inovação".
as vezes inventam coisas para ter em que acreditar e passam a depender disto...
como tantas religiões q existem por aí...
tudo não passa d uma insegurança perante a si mesmo!
axo q é por aí...

desculpinha a invasão mas gostei do site e gosto d trocar idéias com as pessoas! gosto mto d aprender...

obrigada pela a atenção!!

suélen iara(santa catarina)

6:59 AM  

Post a Comment

<< Home





visitas: free web hit counter
tarot